A importância do puzzle para o desenvolvimento da criança
Acredita-se que o puzzle, e o quebra-cabeça tenha surgido, aproximadamente, em 1760, quando cartógrafos colaram mapas em pedaços de madeiras e depois os cortaram em diferentes partes.
É recomendado o gradual aumento do nível de dificuldade em cada jogo para estimular ainda mais o progresso da criança em todas as áreas anteriormente citadas. Os puzzles, o quebra-cabeças funciona como fonte de informação e enriquecimento para os cérebros de todas idades. Mas é na infância que ele cumpre seu papel de maneira mais eficaz.
Movimentos com os olhos e com as mãos executados ao brincar com puzzles, quebra-cabeças, poderão facilitar e preparar melhor as crianças para o hábito da leitura. Estudos realizados com crianças com idade entre zero e três anos concluíram que o puzzles, o quebra-cabeça auxilia a "firmar as bases que as crianças precisam na vida, como auto-confiança na resolução de problemas e os torna aptos a explorar, cometer erros e aprender." (Farrar).
Os puzzles, os Quebra-cabeças podem e devem ser utilizados com objetivo educativo, com conteúdo específico, voltado ao ensino de informações básicas como, por exemplo, cores, letras do alfabeto, meios de transporte, carreiras e profissões, animais, etc. Se bem desenvolvidos e fabricados, estes produtos de qualidade são ideais para combinar educação com diversão.
Os puzzles e os quebra-cabeça também funciona como instrumento de união entre pais e filhos.
É imprescindível que pais e filhos tenham tempo e o hábito de se divertirem juntos para poderem dialogar mais abertamente sobre as questões que surgem no dia-a-dia. É uma maneira sagaz e econômica de realizarem atividade em conjunto. Oferecer às crianças diferentes puzzles, quebra-cabeças reforça enfaticamente sua educação e desenvolvimento, não só em casa, como também na escola. (fonte: http://www.magazineluiza.com.br/PortaldaLu/verConteudo.asp?id=614)
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